terça-feira, 5 de junho de 2012

PRAZER TABELADO


Artigo baseado no filme "O céu de Suely"


 “Menina Mulher apaixonada, foge de casa e volta abandonada
Com um filho nos braços, o que deveria ser o céu tem sabor de fel
O bolso vazio e o coração sombrio anunciam a venda do corpo vadio
O futuro da Menina Mulher vem vindo, destruindo seus sonhos tão divinos
Os primeiros passos são dados: absoluta, ela se tornará uma prostituta.”

             Estes versos podem resumir a história de Ermila, a Menina Mulher de codinome Suely. Abandonada pelo pai de seu filho, ela volta para a sua cidade natal. Sem dinheiro, sem qualificação profissional, morando em uma cidadezinha do interior onde não há empregos suficientes para toda a população e com um filho para sustentar, Ermila decide tomar uma atitude para sair da cidade: ela rifa seu próprio corpo. Ao fazer isso, ela provavelmente está dando os primeiros passos que muitas garotas dão todos os dias. São os passos para a prostituição.  
                Para analisar a motivação que levam milhares de garotas a entrarem no mundo da prostituição, temos que entender a organização social no país. As desigualdades sociais, ou melhor, este sistema econômico ridículo onde poucos têm muito dinheiro e muitos mal conseguem sobreviver, é um dos fatores principais que levam à prostituição. Em muitos casos, famílias inteiras são sustentadas por mães ou filhas que são prostitutas. Outros casos são de mulheres que são obrigadas por cafetões a se prostituírem. Mas existem outros fatores que estimulam a prostituição como a busca por uma boa condição financeira que permita um maior consumo dos produtos e serviços que o marketing moderno está o tempo todo martelando na cabeça de todos. Além disso, muitos veículos de comunicação, como programas televisivos e anúncios publicitários brasileiros exploram o corpo das mulheres e o erotismo feminino para fins comerciais. Promovem uma valorização exagerada do corpo e da sexualidade, exibindo a mulher como se fosse uma mercadoria.
                Exemplo disso é a personagem Suelen de uma novela da Globo que eu nem me lembro o nome. Confesso que fiquei chocada com as únicas cenas que eu vi! E em pleno canal aberto e em um horário que possivelmente muitas adolescentes estão vendo. Essa personagem, que deu a entender que já transou com todos os personagens masculinos da novela, tira a roupa e transa com o médico para este afirmar para todos que ela estava grávida. Então, o que se via depois foi um bando de marmanjos correndo atrás da periguete querendo assumir o falso filho. Onde isso acontece na vida real? E parece que nossas meninas estão aprendendo direitinho com as novelas da Globo. Nos últimos dias circulou um vídeo na internet em que uma garota de 15 anos dançava em uma sala de aula como uma dançarina de cabaré e se insinuava para o professor. Adivinhe quem foi a única pessoa a pagar o pato? Lógico que foi o professor! As nossas meninas nem precisam de filmes pornôs para aprenderem as coreografias sensuais, nem de aulas particulares de polidance e nem de vídeos ou livros sobre o Kama Sutra, pois elas já têm a televisão para ensiná-las tudo sobre a arte da sedução. Já estão preparadas para quem sabe depois entrarem para o mundo da prostituição.
                Outra motivação alarmante para nossas meninas se prostituírem é o uso de drogas. Um levantamento feito pelo Grupo UN aponta que 48,8% da prostituição no Brasil é motivada pelo uso de entorpecentes, em especial o crack. Os piores resultados então nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, onde as mulheres vendem seus corpos por uma ou duas pedras da droga. De acordo com este mesmo levantamento, de janeiro a outubro de 2011 a prostituição no Brasil teve um salto de 78% se comparado ao mesmo período do ano de 2010. Garotas entre 12 e 18 anos representam 40% do número de prostitutas no Brasil. João Pessoa, capital da Paraíba, é a cidade brasileira com maior número de adolescentes envolvidas na prostituição, 25% delas fazem sexo unicamente para manter o vício nas drogas. As garotas fazem programas que variam de R$ 20 a R$ 50 reais, a maior parte do dinheiro vai para a compra de drogas, que associada ao alcoolismo, gera um problema social ainda longe de ser resolvido.
                E como sempre, todo mundo acha super normal as nossas meninas dançarem melhor que dançarinas de cabaré! Todo mundo acha super normal uma adolescente querer o celular mais caro da loja! Todo mundo acha super normal os bate papos dos nossos adolescentes! Todo mundo acha super normal uma garota cair na putaria de muitas baladas, beber e vomitar até desmaiar! Todo mundo acha super normal a garota do sexto ano se exibir como se fosse uma atriz pornô! Todo mundo acha super normal e até engraçado o papel de periguete da atriz global! Todo mundo acha super normal uma garota de 15 anos engravidar! Todo mundo acha super normal a garota de 20 sustentar uma família inteira com a venda de seu corpo! Todo mundo acha super normal a menina de 12 ser viciada em crack! É... Ou eu sou um ET ou eu acho que estou ficando velha e careta!

Filme completo "O céu de Suely"


Reportagem "Aluna faz dança sensual para professor dentro de sala de aula no RS"




Nenhum comentário:

Postar um comentário