terça-feira, 12 de junho de 2012

O GIGANTE FRANZINO


Artigo baseado no filme Gandhi 



                O velho o contou sobre o que se passava com o povo indiano nos campos. As colheitas não podiam ser vendidas e o povo não tinha dinheiro para pagar os aluguéis da terra dos latifundiários ingleses. Ele olhou para a esposa querida. Com aquele olhar, ela sabia que ele iria tomar uma atitude que iria mudar o rumo da história da Índia. Greve geral no país e 350 milhões de pessoas em oração. Nada funcionou, nem ônibus, trens, mercados nem ao menos um funcionário civil. 100 mil ingleses não podiam controlar 350 milhões de indianos se esses se recusassem a cooperar.  “Não existe beleza em um tecido, se ele causa fome e infelicidade.” Este era um dos pensamentos dele e da esposa querida. Então os indianos queimaram todos os tecidos que vinham da Inglaterra... Aquele homem teimoso, franzino e seminu, com pouco mais de 1,60 de altura fez a Inglaterra tremer de medo através de ações que não foram realizadas com luta armada, mas de forma pacífica. O nome desse gigante franzino e pirracento era Mohandas Karamchand Gandhi ou simplesmente Gandhi, o maior cristão que não era cristão!
                Ele concebeu e praticou a maior doutrina de não violência que a nossa humanidade poderia precisar. A doutrina do satyagraha foi criada com o auxílio de várias fontes como a Bhagavad Gita, o Sermão da Montanha de Jesus e as obras de Thoreu, Ruskin e Tolstói. Umas das formas que essa doutrina prega, é a da não cooperação com os atos maus. Na área política prega a forma de desobediência civil, através de uma resistência da população, numa base não violenta contra o governo. Gandhi elaborou um plano de reconstrução da Índia em que ele ensinava à população a união comunitária, a coragem, a consciência do bem social, a auto-assistência e a habilidade, a necessidade de força física e também das forças psicológicas e morais. Ele ensinava o povo a não odiar os ingleses arrogantes e nem os hindus ou mulçumanos arrogantes. Ele ensinava o povo a reformá-los, usando a não cooperação com os atos maus e através do amor e não do ódio. Uma das maiores vitórias de Gandhi contra o império inglês foi a desobediência civil e não cooperação nacional contra o monopólio britânico de comercialização e exportação do sal indiano. As pessoas indianas que moravam perto do mar não podiam produzir sal fervendo água, então para desafiar essa lei, Gandhi marchou 300 quilômetros e uma multidão de milhares de pessoas o acompanhou. Chegando à praia, ele e a multidão extraíram sal da água. A repressão por parte dos soldados ingleses foi violenta, com a prisão de 60 mil pessoas, inclusive de Gandhi.
                Ele era teimoso... E como era! Com o seu jejum ele acabou com revoltas violentas na Índia.  E os indianos deram até flores aos soldados ingleses... “Olho por olho só fará com que o mundo fique cego. A função da resistência civil é provocar reação. E nós continuaremos a provocá-los até que eles respondam ou que mudem a lei. Eles não têm o controle, nós sim. Essa é a força da resistência civil!” dizia ele. Fico pensando se a doutrina de Gandhi poderia funcionar no Brasil neste momento em que nossa sociedade está perdendo o controle da formação das novas gerações. É claro que essa doutrina pode funcionar no nosso país! É preciso urgentemente uma revisão do funcionamento da economia, da educação e da política para que surjam a liberdade, a igualdade, a solidariedade e um novo espaço discursivo para todos os cidadãos. Mas para isso acontecer é preciso o primeiro passo: a união do povo!
                Acho que já é hora de nós, brasileiros aprendermos alguma coisa com Gandhi. É hora de aposentarmos nossas armas baseadas no ódio, nas drogas, no egocentrismo de nossas vidas, na violência, na futilidade de nossos atos e pensamentos, nos assassinatos e nos roubos. É hora de lutarmos com outras armas que tenham como munição a informação e a não cooperação com os atos maus. É hora de lutarmos não uns contra os outros, mas de nos unirmos por uma causa que faça o nosso país livre. É hora de acordarmos para o que acontece ao nosso redor e com o nosso povo! Através da resistência civil acharemos o caminho da união de todo o nosso povo. E quem está preparado para esta resistência? Quem está preparado para olhar com outros olhos o próximo? Como diz Gandhi: “Eles podem torturar o meu corpo, quebrar os meus ossos até me matar. Aí eles terão o meu cadáver, não a minha obediência.” Quem está preparado para pensar como Gandhi? Eu estou preparando-me e você?

Filme completo (aproveitem para assistir enquanto o You Tube não o tira do ar, pois ele já foi proibido em alguns países como Paquistão, Camboja e Alemanha)



Nenhum comentário:

Postar um comentário