quarta-feira, 9 de maio de 2012

Pinheirinho: a luta continua


 
          A criança olha apreensiva procurando sua casa no meio dos escombros do que antes eram moradias. Cadê seus brinquedos, cadê sua mamadeira, cadê seu berço para dormir? Ela vê sua mãe chorando, mas não consegue entender o que está acontecendo. A criança só tem 2 anos de idade, mas já vive um pesadelo digno de guerra mundial... Esse é um dos quadros que se via no que antes era chamado de “Pinheirinho”. Até um jornalista se emocionou ao ver o desespero de 2 mil famílias jogadas na rua por um “governo” que deveria protegê-las.  
                O artigo 5º da Constituição Federal dá o direito ao cidadão à moradia. Essa mesma constituição dá direito fundamental ao cidadão à saúde, à educação, à cultura e ao trabalho. Só no papel mesmo... E papel pode ser rasgado e não precisa ser obedecido, principalmente se for rasgado por alguém que se diz “juíza” ou “prefeito”. As famílias foram enxotadas de suas casas no Pinheirinho como se fossem cachorros. Ainda estou tentando entender como isso aconteceu!  Será que essa juíza, esse prefeito, esses policiais, toda essa “corja” que tirou as famílias de suas casas não são seres humanos? Por mais maldade que tenha uma pessoa, ela também tem sentimentos, não é apenas um robô que obedece a ordens. A não ser que a pessoa seja um psicopata!  Não são apenas algumas famílias, são 2 mil famílias, ou melhor, 6 mil pessoas!
Um auxílio aluguel de R$ 500,00 foi oferecido às famílias, como se fosse uma pedaço de ouro. O que se faz com R$ 500,00 hoje em dia? As famílias perderam tudo, desde seus móveis até os seus sonhos e sua dignidade. Elas perderam seu lar... Cara, esse não é o Brasil que sonhei para os meus filhos e nem para os meus irmãos que não têm o meu sangue. Estamos em pleno século XXI e vemos cenas como esta de famílias serem tratadas como cachorros de rua. Cadê a reforma agrária e a reforma urbana que inclusive é prevista no Estatuto das Cidades? Existem muitos prédios públicos que estão parados e que poderiam ter pelo menos uma função social. Eles poderiam ser reformados e destinados à moradia de pessoas. Infelizmente existe uma total falta de políticas públicas para a moradia e inúmeras pessoas vivendo em áreas de risco e em alojamentos precários e desumanos.
Se você acha que a situação dessas 2 mil famílias ou 6 mil pessoas não tem nada haver com você, está muito enganado, amigo! A partir dessa reintegração das terras são gerados novos problemas sociais que, com certeza, irão te afetar. Como no Brasil, infelizmente a criminalidade, a ganância e a burguesia sempre ganham, sempre veremos casos como o do Massacre do Pinheirinho. No jogo entre um conhecido especulador versus o direito à moradia para a população carente, o ganhador poderá ser sempre o especulador rico.
Para mudar este triste resultado é preciso, mais do que nunca, união da população! É preciso resistir e lutar por uma vida digna. É preciso fazer com que os direitos fundamentais da Constituição Federal saiam do papel! Nenhuma “juíza” tem o direito humano de assinar uma reintegração de posse e enxotar duas mil famílias para a rua! Ainda mais em benefício dos credores de um ladrão como o empresário Naji Nahas que foi acusado como o responsável pela quebra da bolsa de valores do Rio de Janeiro em 1989 e por crimes financeiros. Ele, neste momento, deve estar bebendo um Champanhe Heidsieck 1907 ao gosto de um caviar em um iate acompanhado de uma loira “peituda”. Enquanto as crianças do Pinheirinho não têm nem onde dormir. Apesar de seus barracos não existirem mais, a antiga população do Pinheirinho está unida. E é através dessa união que esta população está dando uma lição no resto do país: eles lutam! E você, luta pelo o quê mesmo? 

Vídeos sobre o Massacre do Pinheirinho (vale a pena ver todos!)




 



Nenhum comentário:

Postar um comentário