segunda-feira, 28 de março de 2011

Estou na época errada (Batismo de Sangue)

Artigo baseado no filme: BATISMO DE SANGUE



               Definitivamente eu estou na época errada... Estou na época de freqüentadores de escolas e universidades e não de verdadeiros estudantes. Pude comprovar isto vendo o filme Batismo de Sangue, onde os estudantes eram unidos e lutavam por um ideal: a liberdade do nosso país. De 1964 até 1985 a ditadura corroeu a democracia e a liberdade do Brasil. Apesar de ser uma época sombria, foi a época mais produtiva de pensamentos e ações sociais por parte dos estudantes. Eles pensavam e agiam, diferentemente de hoje, onde, na maioria das vezes, temos “estudantes” bêbados e dançarinos de forró universitário. Não quero dizer que dançar ou beber seja algo dantesco, mas torna-se dantesco aliado ao fato de não pensar e agir socialmente. E é exatamente isso o que acontece atualmente.
               Fico imaginando o que pensa, por exemplo, Frei Betto ou qualquer universitário da década de 60 sobre a posição desses atuais freqüentadores de universidades. Se eu tivesse sido uma estudante militante daquela época, eu estaria em uma depressão profunda em ver a situação da educação brasileira. Principalmente sabendo que muitos dos companheiros universitários morreram torturados no pau-de-arara defendendo a liberdade do país. Morreram lutando por um Brasil melhor e, como legado, herdaram estudantes despreparados e desinteressados pela situação do país.
               Essa herança é pior do que a tortura de ter o corpo mutilado ou ter o psicológico arrasado. Se o delegado Freury estivesse vivo, iria adorar a situação da educação de hoje. Não teria que sujar as mãos de sangue para torturar estudantes, pois estes, já não defendem ideal algum. E há idéias e lutas a serem travadas no nosso país. Há a luta pela igualdade social, a luta contra a fome e pobreza, há a luta contra todos os tipos de violência, a luta pelo meio ambiente, há a luta por uma educação melhor. Quem se interessa por essas lutas? Pode-se contar nos dedos quem se interessa...
               É extraordinário o modo como o governo conseguiu “domesticar” a ira estudantil. Foram direto na fonte da criação dessa ira: a educação. Perceberam que se conseguissem mudar a educação, conseguiriam conter os estudantes. Pois, os militantes estudantis contra a ditadura de 64 estudavam a fundo política, filosofia, sociologia e história. E essas matérias estimulavam o pensamento sobre liberdade e igualdade social. Esta é novamente a prova de que uma educação “pensante” é a chave para se mudar um país. Hoje em dia, os estudantes não gostam de sociologia e muito menos política. Será por quê?
               Gosto de estudar a ditadura militar e ver a bravura dos estudantes. Eram guerreiros e anjos. Lutavam por um ideal e morriam por ele. Ao comparar a nossa época com a da ditadura, percebo que quase nada mudou. A ditadura acabou, mas temos uma falsa democracia e uma censura maquiada. Talvez, algumas coisas mudaram para pior. Os estudantes daquela época estariam, nesse momento, discutindo sobre a liberdade do povo, os de hoje estão discutindo sobre quem deve ganhar o BBB. É por isso que eu digo: estou na época errada. E você?


TRAILER DO FILME BATISMO DE SANGUE
LINK PARA DOWNLOAD DO FILME:



"Batismo de Sangue" - 2007
FICHA TÉCNICA
Diretor: Helvécio Ratton
Elenco: Caio Blat, Daniel de Oliveira, Cássio Gabus Mendes, Ângelo Antônio, Léo Quintão, Odilon Esteves, Marcélia Cartaxo, Marku Ribas.
Produção: Helvécio Ratton




Um comentário:

  1. PORRA LOKO INFELIZMENTE OS ESTUDANTES DE HOJE SO VISSA ISSO MSM OU VAMOS DIZER Ñ VISÃO NADA SO QUEREM SABE DE FESTA E FALÃO QUE A SITUAÇÃO DO PAIS TA BOM MAIS É SO OLHA PARA OLADO E VER QUE O GORVENO SO ILUDE O POVO

    ResponderExcluir