quarta-feira, 18 de maio de 2011

Crônica: Bombardeios de notícias

Crônica baseada em notícias vinculadas no Brasil no mês de maio de 2011          
         
                 Chega! Eu não aguento mais ser bombardeada por tantas notícias! Já estou sofrendo de gastrite nervosa de ouvir tanta pilantragem por aí! Achei que esse ano de 2011 seria um ano de paz e tranquilidade, mas me enganei. Só nesta semana o que eu vivi foi um pesadelo de informações digno de um filme de Hollywood. Na segunda-feira, fui toda feliz abastecer minha moto e descobri que a gasolina subiu para R$3,00 o litro! Como assim, se o Brasil é auto-suficiente em petróleo? Fiquei alterada no posto, comecei a xingar e para piorar a situação, o frentista achou que eu estava xingando-o. Resultado: levei um belo sermão do gerente do posto.  De mau humor, cheguei no escritório, liguei meu notebook , conectei à internet e lá estava a notícia: “O Brasil é um dos países que mais paga impostos no mundo!” Até no preço de uma bala está embutido em média 37% de impostos. Que absurdo!
          Na hora do meu almoço, fui à casa de meu irmão levar uma “lembrancinha” de aniversário para minha sobrinha. Aí a danada chega perto de mim e solta:
              - Tia, os menino da minha sala apronta muito.
             Então, eu, na maior paciência do mundo, fui tentar corrigi-la:
               - Não é assim que se diz, Gabriela! É assim: Os meninos de minha sala aprontam muito.
             A esperta, para tirar uma onda com minha cara, rindo disse:
              - Está certo dizer assim agora, tia! Olha no meu novo livro didático! Será que daqui uns dias “pode” também escrever nas “redação” como a “gente” escreve na “internet”?
             E estava lá! O danado do livro e a danada da minha sobrinha! Ambos estavam rindo de mim! Indignada, pensando que eu estava ficando velha demais com os meus 29 anos ou estava no planeta errado, fui para as aulas de legislação na auto-escola. (É isso mesmo, não tenho carteira mesmo, não! Mas estou tirando!) O carismático professor começou a aula dizendo sobre o Seguro Obrigatório ou simplesmente DPVAT, aquele seguro que é o arrombo no bolso do dono de veículo todo ano. Descobri uma revelação que nem todo brasileiro sabe! O carismático professor revelou que em um acidente de trânsito com vítima fatal ou vítima com danos permanentes, o Seguro Obrigatório libera cerca de 40 salários mínimos, ou seja, se o salário mínimo é R$570,00 então, o valor liberado é de R$ 22.800,00. Mas apenas R$13.500,00 vai para a vítima ou para a família da vítima. O restante vai para quem? Para o governo! Ele ganha R$ 9.500,00 em cada acidente com vítima fatal ou com vítima com danos permanentes. No Brasil a média anual de vítimas fatais em acidentes de trânsito é de 43.000, então o governo lucra por ano uma média de R$ 408.500.000,00. Isso mesmo: mais de 400 milhões de reais por ano! Neste momento da revelação minha gastrite piorou: descobri que o governo lucra com a morte das pessoas no trânsito!
           Com tanta matemática na cabeça e com o estômago doendo, fui embora para casa. Minha mãe estava vendo o Jornal Nacional e soltou:
               - Nossa, que carro bonito!
           Fiquei curiosa pelo tal carro. E aí mais uma bomba: a prefeitura do Rio de Janeiro havia aprovado a compra de mais de 50 carros importados no valor de quase R$62.000,00 cada para vereador. Isso dá mais de 3 milhões de reais! Mas graças à pressão popular, a câmara dos vereadores voltou atrás e “disse” que não ficará com os veículos. Mas até agora a Fiat não foi informada oficialmente sobre essa decisão... E será que será?
             Mais bombardeios invadem minha cabeça: Neymar será papai; a bolsa de valores caiu; Obama disse que a dívida dos EUA está no teto; a reconstrução do Maracanã para a Copa ficará em 2 bilhões de reais; garota de 18 anos matou o amante...Chega! O que eu tenho haver com a vida do Neymar? Agora, a reconstrução do Maracanã mexe com o meu bolso! Mais números! Não consigo mais pensar! Acho que irei fazer como os 90% dos brasileiros: fingir que não tem nada de errado com o Brasil e assistir a novela das oito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário